Loading...
Educação e Ações Afirmativas2023-08-07T22:28:58-03:00

No primeiro dia do evento, a temática Educação e Ações Afirmativas abriu o debate discutindo a experiência da Uerj e de outras instituições com a adoção de reserva de vagas no ensino superior para negros, indígenas e quilombolas – principais desafios, resultados alcançados e questões evidenciadas no cotidiano da pandemia e suas formas de superação –, o legado deixado para a definição de políticas públicas.

13h30 – Abertura:

  • Mario Carneiro
    Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Jerson Lima da Silva
    Presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj);
  • Egberto Gaspar de Moura
    Diretor do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj (Ceed); e
  • Ana Cláudia Theme
    Diretora da Diretoria de Comunicação Social da Uerj (Comuns).

14h – Educação e Ações Afirmativas

Palestrantes

Ana Paula da Silva é doutora e mestre em Memória Social (UniRio) e licenciada em História (UFRRJ). Atualmente, é pesquisadora associada ao Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Pro-Índio/Uerj), onde atua como formadora na Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE – Núcleo Uerj/UFMG), e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Oralidade (Laboral/UniRio). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, indígenas na cidade, memória, fontes históricas, saberes tradicionais e diplomacia indígena.

Daniela Frida é formada em Direito (Uerj) e em Pedagogia (Uerj). É, também, mestre e doutora em Educação (PUC-Rio). Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua na Educação à Distância no Consórcio Cederj. Participa do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s). Tem experiência na área de Educação, nos cursos de pedagogia e licenciaturas, e vem se dedicando à pesquisa sobre os seguintes temas: ação afirmativa, política de cotas da Uerj, multi/interculturalidade, branquitude, decolonialidade, direitos humanos, currículo e didática.

João Feres Júnior é mestre em Filosofia (Unicamp), mestre e doutor em Ciência Política (City University of New York). Foi professor do antigo Iuperj e é, desde 2010, professor de Ciência Política do Iesp-Uerj. Desde 2020, é editor executivo da Editora da Uerj (EdUERJ). Coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), desde 2007, o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço Público (Lemep), desde 2012, e o Observatório de Legislativo Brasileiro (OLB), desde 2017. É autor de vários artigos científicos e livros, entre eles: A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos (Edusc, 2005) e Ação afirmativa: conceito, história e debates (EdUERJ, 2018). Atualmente, trabalha com os seguintes temas: políticas de ação afirmativa e relações raciais, mídia e esfera pública, mídia e eleições, comportamento parlamentar, teoria política e teoria da história conceitual.

Luanda de Moraes é professora e ex-reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e superintendente de Unidades Estratégicas da Uerj. É mestre e doutora em Ciências e Tecnologia de Polímeros (UFRJ) e graduada em Engenharia Química (UFRRJ). Realizou doutorado sanduíche no Istituto per lo Studio delle Macromolecole (ISMAC) do Consiglio Nazionale delle Richerche de Milão (CNR), realizou pós-doutoramento na Uerj. É membro do conselho superior da Faperj, como representante institucional, e coordena projetos de extensão universitária, como o “Consciência negra na Uezo”, onde interage estreitamente com grupos da sociedade civil.

Mediadora convidada

Mariana Tokarnia é repórter da Agência Brasil (EBC), onde cobre educação desde 2013, e diretora fundadora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). É também mestranda no programa de pós-graduação em Mídias Criativas da UFRJ. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília. Jornalista Amiga da Criança, vencedora do Prêmio ABMES de Jornalismo e Prêmio Andifes, além de finalista do prêmio Estácio. Recebeu também o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.

Imagens do encontro

Ir ao Topo