Comunicação da Ciência2022-06-10T19:59:18-03:00

O debate sobre Comunicação da Ciência refletiu sobre o papel das instituições de ensino e pesquisa na popularização da ciência como um fator fundamental ao desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

Palestrantes

Ana Cláudia Theme é jornalista (Uerj), mestre em Ciência Política (UFRJ) e doutora em História (Uerj). Atua na Uerj há 26 anos. Foi diretora do Centro de Tecnologia Educacional da Universidade de 2016 a 2019 e, desde 2020, está à frente da Diretoria de Comunicação Social. Foi, também, bolsista do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional e sua trajetória profissional inclui experiência em grandes veículos de comunicação.

José Lailson é professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj e um dos coordenadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores Izabel Gurgel. Atualmente, é chefe do Departamento de Oceanografia Biológica da Faculdade de Oceanografia (Uerj). É graduado em Oceanografia (Uerj), mestre em Ciências Ambientais (UFRRJ) e doutor em Ciências Biológicas – Biofísica (UFRJ). É pesquisador nível 1D do CNPq. Participa ativamente da formação de novos pesquisadores, orientando na graduação em Oceanografia e em três cursos de pós-graduação (Oceanografia-Uerj, Ecologia e Evolução-Uerj e Biofísica-UFRJ). Além disso, dedica boa parte de seu tempo à extensão, especialmente no campo da divulgação científica. Em 2015 recebeu o Prêmio “Faz Diferença”, oferecido pelo Jornal O Globo e pela Firjan.

Luis Amorim é graduado em Comunicação Social (UFRJ), mestre e doutor em Comunicação, Ciência e Mídia (IOC/Fiocruz), com doutorado sanduíche no Laboratoire des Usages en Technologies d’Information Numériques (Lutin/Université Paris 8), desenvolvendo pesquisa na área de divulgação científica e desinformação em ciência e saúde. Coordenou o Museu da Vida da Fiocruz de 2011 a 2018, mas continua atuando na instituição como pesquisador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica e coordenador do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz e como docente do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Foi Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London (2015-2018) e redator e editor do Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2001-2009).

Sonia Wanderley é jornalista (UFRJ),  graduada em História (Uerj). Mestre e doutora em História Social (UFF), é professora do Instituto de Aplicação (CAp-Uerj). Atualmente, é diretora do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE), além de ministrar aulas no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/Uerj) e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/Uerj). Pesquisa e escreve sobre História Pública, História e Mídias e Didática da História.

Mediadora convidada

Renata Augusta é jornalista e mestre em Comunicação Social (Uerj). Atua há dez anos na Fiocruz. Nessa instituição, foi apresentadora, repórter e roteirista do programa VideoSaúde, exibido na TV Educativa, dentre outras emissoras; e hoje trabalha no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde. Na MultiRio, foi editora chefe do programa Rio, a Cidade!, exibido na Band. Atuou, também, como apresentadora, roteirista e repórter no programa Campus Universitário, produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional da Uerj.

Imagens do encontro

Ir ao Topo