Educação e Ações Afirmativas – Dia 22/10
A temática Educação e Ações Afirmativas abre o evento com trabalhos sobre iniciativas voltadas a refugiados, racismo brasileiro, desigualdade racial na ciência, comissões de heteroidentificação e mudanças no modo de ocupar a cidade relatadas por idosos.
>> Confira o vídeo com a transmissão da mesa Educação e Ações Afirmativas do Uerj com RJ 2024.
15h – Abertura: conferência com André Lázaro (Flacso Brasil e LPP/Uerj) sobre a implantação do sistema de cotas
16h – Mesa Educação e Ações Afirmativas
Conferencista
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Comunicação (UFRJ), André Lázaro é membro do Conselho Acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana no Brasil. Cedido ao Ministério da Educação (MEC) entre 2004 e 2011, participou da criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), na qual desempenhou as funções de Diretor e posteriormente Secretário. De 2010 a 2016, a convite da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), presidiu o Conselho Assessor do Plano de Metas Educativas 2021, reunindo representantes de Ministérios da Educação e da sociedade civil dos países integrantes da OEI. Foi professor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj por mais de duas décadas. Atualmente integra o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para Equidade Racial e o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da UERJ. Na conferência da mesa de abertura do Uerj com RJ, André Lázaro falará sobre a implementação do sistema de cotas na Uerj, em que teve atuação de destaque, desde seu planejamento até a execução, em 2003.
Palestrantes
Érica Sarmiento, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, tem pós-doutorado na área de Ciências Humanas pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Doutorado em História pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, especialização em História Contemporânea e da América pela USC e graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi) e é professora de História da América na Uerj. Atua nas seguintes áreas: imigração e migrações forçadas, fronteiras e política na América contemporânea. No Uerj com RJ, Érica falará sobre as ações de que participa voltadas a refugiados. Ouça a entrevista sobre o tema da palestrante no Uerj com RJ.
Maria Teresa Tedesco é professora na graduação e pós-graduação do curso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Possui pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Colônia, Alemanha, e é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de produção escrita de alunos da educação básica e de educação de jovens, adultos e idosos. No Uerj com RJ, Maria Teresa falará sobre o Programa Varia-Idade, de análise de relatos de idosos do Rio de Janeiro com potencial para pautar políticas públicas sobre o ordenamento urbano. Ouça a entrevista sobre o tema da palestrante no Uerj com RJ.
Luiz Augusto é professor de Sociologia e Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem pós-doutorado nas áreas de Ciências Humanas e Ciência Política pela New York University e pelo Observatoire Sociologique du Changement, na França. Doutorado em Sociologia pela Uerj, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é editor-chefe da revista Dados e coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) e do Observatório das Ciências Sociais (OCS) do Iesp. No Uerj com RJ, Luiz Augusto falará sobre desigualdade racial na ciência e comissões de heteroidentificação. Ouça a entrevista sobre o tema do palestrante no Uerj com RJ.
Muniz Sodré é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de Sorbonne, na França, doutorado em Letras pela UFRJ, mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação pela Universidade de Sorbonne e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 40 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. Ocupa a cadeira 33 na Academia de Letras da Bahia. É o titular 2021 da Cátedra Otávio Frias Filho. Produz pesquisas nas seguintes áreas: racismo; favelas e construção do comum; fenômenos de mídia e comunicação. No Uerj com RJ, Muniz falará sobre particularidades do racismo brasileiro. Ouça a entrevista sobre o tema do palestrante no Uerj com RJ.
Mediador convidado
Repórter da Agência Brasil da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), mestranda em Mídias Criativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).