Loading...
Economia, Sustentabilidade e Inovação2023-10-09T14:12:33-03:00

Oterceiro dia de evento terá como eixo o tema Economia, Sustentabilidade e Inovação e abordará conteúdos como a elaboração do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Ambientais, a bioeconomia como um pilar da inovação no Brasil, as possibilidades para a relação do turismo com a biodiversidade e a importância da tecnologia para minimizar impactos de mudanças climáticas nas grandes metrópoles.

14h – Economia, Sustentabilidade e Inovação

Pré-inscrição

Palestrantes

Clara Carvalho de Lemos tem doutorado e mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professora no Departamento de Turismo do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Territorial da Uerj e pesquisadora do Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (Opap). Suas áreas de interesse incluem planejamento e gestão dos impactos ambientais do turismo e saberes e práticas em uso público de unidades de conservação. Durante a sua participação no evento, Clara abordará o seguinte tema: “Repensando caminhos e possibilidades para a relação do turismo com a biodiversidade” Saiba mais sobre a palestrante.

Francisco Dourado é doutor e mestre em Geociências e Geólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor na Faculdade de Geologia e chefe do Departamento de Geologia Aplicada. É professor e orientador nos Programas de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Suas atividades incluem ainda a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Cepedes) da Uerj. É membro do Working Group 2 (WG2) – Tsunami Hazard Assessment do Intergovernmental Coordination Group for the Tsunami and Other Coastal Hazards Warning System for the Caribbean and Adjacent Regions (ICG/CARIBE-EWS). É Procientista pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Suas áreas de interesse incluem: previsão de riscos de desastres naturais e gestão e regulação de recursos hídricos. Durante a sua participação no evento, Francisco abordará os aspectos do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Saiba mais sobre o palestrante.

Renata Angeli desenvolveu seu projeto de pós-doutorado na área de Propriedade Intelectual, Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia na Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Bioquímica pela UFRJ, mestrado em Ciências Biológicas e bacharelado em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde e no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também leciona no Mestrado Profissional em Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). É assessora da Diretoria de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pesquisadora e palestrante nas áreas de inovação, empreendedorismo, universidade empreendedora, propriedade intelectual e startups. Durante a sua participação no evento, Renata abordará o seguinte tema: “Economia, sustentabilidade e inovação: bioeconomia como pilar da inovação no Brasil” Saiba mais sobre a palestrante.

Victor Azevedo é mestre em Geomática e engenheiro de Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É o CEO da Wiiglo, startup de impacto que foi incubada na Uerj e acelerada pelo Centro de Operações e Resiliência da Cidade do Rio de Janeiro (COR-Rio). É coordenador de projetos de inovação tecnológica na área de cidades inteligentes, alerta de riscos por geolocalização e comportamento da mobilidade urbana. Durante a sua participação no evento, Victor abordará o seguinte tema: “Adaptação às mudanças climáticas nas cidades” Saiba mais sobre o palestrante.

Mediador convidado

Sônia Araripe tem MBA em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em ESG/sustentabilidade, tem mais de 30 anos de experiência profissional em importantes redações do País, como Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, O Dia, Revista Forbes e Jornal do Commércio. Há 16 anos é publisher de Plurale, uma das principais mídias em ESG/sustentabilidade. Acumula várias premiações, entre as quais, uma das 100 mais admiradas jornalistas do Brasil. É palestrante e moderadora de eventos sobre ESG/sustentabilidade.

Imagens da última edição do encontro

Pré-inscrição
Ir ao Topo