Comunicação da Ciência2023-10-19T11:03:09-03:00

C om o tema Comunicação da Ciência, o quarto dia de encontro apresentará iniciativas voltadas à divulgação e popularização da ciência, como o Ecomuseu Ilha Grande, a colônia de férias Futuros Cientistas, o programa Rádio Animal e o forte investimento e reconhecimento da Comunicação como fator empoderador para a Embrapa.

14h – Comunicação da Ciência

Pré-inscrição

Pré-inscrição online encerrada. Para participar, compareça ao local do evento,
a partir das 13h, para fazer sua inscrição.

Palestrantes

Gelsom Rozentino de Almeida é doutor e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS), Procientista pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e diretor do Ecomuseu Ilha Grande. Coordena o Centro de Estudos sobre Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder (Tempo). É membro da Coordenação Nacional do Grupo de Trabalho de História e Marxismo da Associação Nacional de História (ANPUH). Durante a sua participação no evento, Gelsom abordará o seguinte tema: “O Ecomuseu Ilha Grande, do território para as redes” Saiba mais sobre o palestrante.

Hellen Jannisy Vieira Beiral é pós-doutora e doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Biociências e Biotecnologia e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Professora adjunta na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), integra o corpo docente da especialização em Educação Básica e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGeas). É pesquisadora do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (Prociência) da Uerj. Atualmente desenvolve projetos sobre análises de parâmetros hematológicos e bioquímicos de sangue de peixes como bioindicadores de ecossistemas aquáticos e a inserção de questionamentos sobre Ciência da Computação e Ciências Ambientais e Sociais no cotidiano de alunos da Educação Básica de escolas públicas do Rio de Janeiro. Durante a sua participação no evento, Hellen abordará o seguinte tema: “Colônia de Férias Futuros Cientistas: encontro entre universidade, escola e comunidades” Saiba mais sobre a palestrante.

Jorge Duarte é doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e jornalista e relações públicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e curador do Programa Avançado de Comunicação Pública da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participou do grupo que elaborou a 1ª Edição da Política de Comunicação, foi coordenador de Jornalismo, coordenador de Comunicação em C&T, gerente de Comunicação Estratégica e assessor da Presidência. Atualmente desenvolve projeto sobre novas configurações em assessoria de imprensa. Durante a sua participação no evento, Jorge abordará o seguinte tema: “Embrapa e o fator comunicação”. Saiba mais sobre o palestrante.

Waldiney Mello é pai do Miguel, doutor em Ciências, mestre em Biociências Nucleares e graduado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É professor de Biologia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e de programas de especialização e mestrado em Ensino de Ciências e Biologia. Escreve e apresenta o quadro Rádio Animal pela Rádio Roquette Pinto 94,1FM desde 2013. É coautor e consultor de séries de divulgação científica para televisão e rádio. Suas atuais áreas de interesse incluem metodologias educacionais de gamificação virtual no ensino inclusivo de ciências e biologia e radioeducação e divulgação científica no Brasil. Durante a sua participação no evento, Waldiney abordará o seguinte tema: “Rádio Animal: a ciência da curiosidade nos 100 anos de radioeducação no Brasil”. Saiba mais sobre o palestrante.

Mediadora convidada

Ana Cláudia Theme é jornalista (Uerj), mestre em Ciência Política (UFRJ) e doutora em História (Uerj). Atua na Uerj há 26 anos. Foi diretora do Centro de Tecnologia Educacional da Universidade de 2016 a 2019 e, desde 2020, está à frente da Diretoria de Comunicação Social. Foi, também, bolsista do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional e sua trajetória profissional inclui experiência em grandes veículos de comunicação.

Imagens do encontro

Pré-inscrição

Pré-inscrição online encerrada. Para participar, compareça ao local do evento,
a partir das 13h, para fazer sua inscrição.

Ir ao Topo