Loading...
Ciência e Tecnologia2023-10-17T11:53:59-03:00

Sob o tema Ciência e Tecnologia, o segundo dia de debate trará questões como o desenvolvimento de tecnologias em regiões polares para aplicação em uma realidade tropical, a construção de um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais por meio da compostagem de resíduos orgânicos, métodos ultrassensíveis utilizados para a identificação de poluentes em água e o uso de tecnologias 3D para pesquisas na área da Medicina, reforçando a importância do envolvimento transdisciplinar na ciência para se alcançar um objetivo comum.

14h – Ciência e Tecnologia

Pré-inscrição

Pré-inscrição online encerrada. Para participar, compareça ao local do evento,
a partir das 13h, para fazer sua inscrição.

Palestrantes

Anderson Amendoeira Namen é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e graduado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). É professor na Uerj e na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Desenvolve pesquisas relacionadas à ciência de dados e sistemas de suporte à decisão, com enfoque em soluções voltadas para o meio ambiente, nas áreas de monitoramento ambiental, gestão de resíduos sólidos e cidades inteligentes. Durante a sua participação no evento, Anderson abordará o seguinte tema: “Um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais com o uso da compostagem de resíduos orgânicos” Saiba mais sobre o palestrante.

Cesar Amaral tem formação multidisciplinar em Biociências e Geociências, com doutorado na área de Biologia Molecular e Evolução e mestrado com ênfase em Análise de Bacias pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É professor de Astrobiologia no Departamento de Biofísica e Biometria (DBB) do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) da Uerj e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Coordena o Núcleo de Genética Molecular e Astrobiologia (NGA) da Uerj, é pesquisador do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e membro do projeto Criosfera-1. Atua nas áreas: biologia molecular, biodiversidade, mudanças climáticas globais e astrobiologia. Durante a sua participação no evento, Cesar abordará o seguinte tema: “Entre o Criosfera e Ipanema: tecnologias antárticas para um mundo tropical” Saiba mais sobre o palestrante.

Jefferson Santos de Gois é pós-doutorado em Espectrometria Atômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Ciências em regime de cotutela (Química pela UGent – Bélgica e Química Analítica pela UFSC), mestre em Química Analítica (UFSC) e graduado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do Departamento de Química Analítica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Seu grupo de pesquisa atua em desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para a determinação de elementos traço (por espectrometria atômica), substâncias orgânicas (por técnicas cromatográficas) e quimiometria (planejamento de experimentos, reconhecimento de padrões e calibração multivariada). Durante a sua participação no evento, Jefferson abordará o seguinte tema: “Métodos ultrassensíveis para a determinação de poluentes em água” Saiba mais sobre o palestrante.

Jorge Roberto Lopes dos Santos possui pós-doutorado em Manufatura Aditiva pela Deakin University (Austrália) e em Tecnologias 3D para Museus pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É PhD em Design Products pela Royal College of Art (Reino Unido), MSc em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Desenho Industrial (UFRJ). É tecnologista sênior do Instituto Nacional de Tecnologia (MCTI), pesquisador do Laboratório Biodesign, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisador colaborador do Laboratório de Processamento de Imagem Digital (Museu Nacional – UFRJ), bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Suas linhas de pesquisa incluem modelos tridimensionais físicos e virtuais em áreas diversas da ciência e matemática industrial. Durante a sua participação no evento, Jorge abordará o seguinte tema: “Biodesign Lab, tecnologias 3D para pesquisas em medicina” Saiba mais sobre o palestrante.

Mediador convidado

Cláudia Jurberg é PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como consultora da Agência Internacional para Controle do Câncer (OMS), assessora de imprensa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e editora de mídias sociais do periódico Memórias do IOC. Tem experiência como professora de cursos de pós-graduação na Fiocruz e na UFRJ. Foi jornalista da Fiocruz por mais de 30 anos, coordenadora de comunicação da Academia Nacional de Medicina, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL). Também foi jornalista-correspondente do periódico da OMS.

Imagens da última edição do encontro

Pré-inscrição

Pré-inscrição online encerrada. Para participar, compareça ao local do evento,
a partir das 13h, para fazer sua inscrição.

Ir ao Topo