O primeiro dia do Uerj com RJ trará o debate sobre Educação e Ações Afirmativas, temática que, devido a sua relevância, integra o evento pelo terceiro ano consecutivo. A mesa terá lugar no auditório 11, bloco F, campus Maracanã da Uerj, em 22 de outubro, a partir das 16h, logo após a abertura do evento.

Muniz Sodré, da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falará sobre particularidades do racismo brasileiro, compartilhando análises desenvolvidas ao longo de anos de estudo a respeito do tema, incluindo sua perspectiva de racismo institucional. Luiz Augusto Campos, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), apresentará dados e reflexões relativos à desigualdade racial na ciência, tratando também das comissões de heteroidentificação.

Érica Sarmiento, do Departamento de História e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Uerj, compartilhará algumas das ações de que participa voltadas a refugiados, dando um panorama da situação no Rio de Janeiro em correlação com o país e o mundo. Maria Teresa Tedesco, do Instituto de Letras da Uerj, completa as apresentações do dia com o Programa Varia-Idade, explicando a pesquisa em que analisa relatos de idosos do Rio de Janeiro e, a partir deles, reúne um material importante sobre o ordenamento urbano e o modo de ocupar a cidade, capaz de pautar políticas públicas nessa área.

A mediação será feita por Mariana Tokarnia, repórter da Agência Brasil da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Confira a programação completa do Uerj com RJ.