Foi dada a largada na segunda edição do Uerj com RJ: Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia, evento gratuito e aberto ao público que acontece ao longo desta semana no Teatro Noel Rosa, no Campus Maracanã, e tem como objetivo debater soluções para a população fluminense, aplicáveis também a outros Estados.

À esquerda, Cláudia Gonçalves de Lima, reitora em exercício da Uerj, ao lado da diretora da Comuns, Ana Cláudia Theme, abre o primeiro dia do Uerj com RJ

O primeiro dia começou com uma breve abertura, que contou com as falas da reitora em exercício da Uerj, Cláudia Gonçalves de Lima; da diretora de Comunicação Social (Comuns), Ana Cláudia Theme; do assessor da presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Egberto Gaspar de Moura; e da diretora do Centro de Tecnologia Educacional, Sonia Wanderley.

Em comum, destacou-se a importância do ciclo de encontros para a sociedade, que promove um diálogo multidisciplinar com diferentes atores sociais e preserva a sua veia democrática, assim como em sua primeira edição, ocorrida em maio de 2022. Todos ressaltaram a representatividade de um evento como esse acontecendo na Uerj, que tem a sua trajetória pautada pela inclusão, principalmente por ter sido a primeira universidade pública a oferecer cursos noturnos na cidade do Rio de Janeiro e ao ser pioneira na implementação da política de cotas no país.

Após a abertura, os quatro palestrantes assumiram seus lugares e fizeram as suas apresentações acerca do tema do dia, Educação e Ações Afirmativas, e contaram com a mediação de Ana Cláudia Theme, jornalista e diretora da Comuns. Estiveram presentes Rafael Bastos, professor de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Faculdade de Educação e da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Uerj; Sara Wagner York, doutoranda em Educação (Processos Formativos e Desigualdades Sociais) e mestre em Educação no Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidade, ambos pela Uerj; Rosana de Oliveira, diretora do Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância da Pró-reitoria de Graduação da Uerj; e Valeria de Oliveira, coordenadora do Programa Rompendo Barreiras, do Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar, vinculado à Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj.

Rafael Bastos, professor da Faculdade de Educação e da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Uerj, ressalta a importância do sistema de cotas para além do acesso à Universidade

Em suas falas, os participantes aprofundaram a temática sob diferentes e importantes perspectivas. Rafael Bastos deu a sua contribuição sobre a inserção profissional dos estudantes egressos das cotas da Uerj, reforçando a importância e o impacto desse sistema para além do acesso à Universidade. Em seguida, Sara Wagner York expôs a realidade e os obstáculos do âmbito educacional para a comunidade trans, trazendo como exemplo a sua própria trajetória e o desafio de ocupar o seu espaço na academia como professora do Ensino a Distância da Uerj. Em um discurso pulsante e emocionado, ressaltou o quão necessário é ser resistência e dar amplitude a pesquisas, histórias e memórias trans e travestis que no cotidiano são minimizadas por uma cultura cujo preconceito ainda é muito presente. “Quem aqui já ouviu falar na pesquisa de que o Brasil é o país que mais mata população trans no mundo? (…) Quem aqui sabe quem faz essa pesquisa? Muito prazer, meu nome é Sara York.”

Na sequência, Rosana de Oliveira falou sobre o marco de 20 anos dos cursos de graduação no sistema de Educação a Distância na Uerj, as suas principais implicações e retornos, como o fato de muitos alunos egressos modificarem as realidades das cidades onde moram e muitos também serem os primeiros das suas famílias a terem ensino superior. Por fim, Valeria de Oliveira apontou os desafios enfrentados pelo Programa Rompendo Barreiras, da Uerj, e as políticas de acessibilidade para inclusão e permanência de pessoas com deficiência e neurodiversas na instituição. “Sem acessibilidade não há inclusão, sem inclusão, não há permanência”, enfatizou.

Após as exposições, tanto a plateia quanto a audiência que acompanhava o evento on-line pelo canal da TV Uerj no YouTube puderam participar do debate enviando perguntas para os convidados, atingindo, portanto, um dos objetivos do evento, que é promover um intercâmbio de ideias e experiências multidisciplinares.

Segundo número da Série Debate Público

Mesa de autógrafo com os autores da segunda edição da Série Debate Público

Para encerrar o primeiro dia do ciclo de encontros, foi lançada a segunda edição da Série Debate Público, com o livro Uerj com RJ: Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia, que conta com artigos escritos pelos palestrantes deste ano. Os autores compuseram uma mesa de autógrafos. O livro foi distribuído gratuitamente a todos os presentes, reforçando, mais uma vez, o caráter de divulgação científica, troca e diálogo.

O livro está disponível para download gratuito e o Uerj com RJ, que conta com apoio da Faperj, terá continuidade ao longo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com os seguintes temas: Ciência e Tecnologia (17/10); Economia, Sustentabilidade e Inovação (18/10); Comunicação da Ciência (19/10); e, para fechar, Saúde (20/10). Confira a programação completa.

Assista ao debate

Ou ouça a transmissão ao vivo

Confira a fotogaleria do primeiro dia