Em mais um dia de debates voltado ao diálogo entre a comunidade universitária e o público externo, os palestrantes convidados refletiram sobre Economia, Sustentabilidade e Inovação, no terceiro dia do Uerj com RJ, que aconteceu nesta quarta-feira, 18 de outubro, no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã da Uerj.

Participaram de mais um ciclo de conversas Clara Carvalho de Lemos, professora do  Departamento de Turismo do Instituto de Geografia da Uerj; Francisco Dourado, doutor e mestre em Geociências e geólogo pela Uerj; Renata Angeli, doutora em Bioquímica pela UFRJ e professora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Uerj Zona Oeste; e Victor Azevedo, mestre em Geomática e engenheiro de Computação pela Uerj e CEO da Wiiglo, startup que foi incubada na Universidade. A mediação foi feita pela jornalista Sônia Araripe, que há 16 anos é publisher de Plurale, uma das principais mídias especializadas em ESG/sustentabilidade.

Todos destacaram a importância de um evento como o Uerj com RJ e o papel da Universidade em trazer respostas para os problemas da sociedade, e principalmente a função da comunicação em divulgar o conhecimento produzido na academia.

Professor Francisco Dourado apresenta resultados preliminares do produto 2, sob responsabilidade da Uerj, no desenvolvimento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

O professor Francisco Dourado, que foi o primeiro a falar, apresentou resultados preliminares do produto 2 – Identificação dos riscos de desastres: cenários de curto, médio e longo prazo, sob responsabilidade da Uerj no desenvolvimento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além disso, mostrou que a pesquisa criou cenários e tendências para 2040 no Brasil, que apontam a pior e a melhor conjuntura nos municípios brasileiros, e questionou se os eventos climáticos estão aumentando ou se são os meios de comunicação que fazem uma maior divulgação na atualidade.

Logo depois, Clara Carvalho de Lemos apresentou dados sobre a biodiversidade no mundo, como a redução das populações de vida selvagem em cerca de 69% entre 1970 e 2018, e apontou que o turismo contribui de forma significativa para esse e outros problemas. Porém, Lemos afirmou que é possível fazer um turismo sustentável respeitando as áreas de preservação e as comunidades locais.

Renata Angeli, professora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Uerj, lembra que o Brasil é destaque no cenário mundial na produção de biocombustíveis

Sobre bioeconomia e inovação, Renata Angeli afirmou que mais de 50 países possuem políticas voltadas ao tema, e que o Brasil se destaca no cenário mundial na produção de biocombustíveis, sendo que em janeiro de 2005, por meio da Lei Nº 11.097, introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira.

Por último, Victor Azevedo exibiu estudos, feitos pela startup Wiiglo, que monitoram os riscos de deslizamento e enchentes e que foram a base para a criação de um modelo de previsão do tempo para a cidade do Rio de Janeiro. A empresa que foi incubada na Uerj está com um aplicativo em fase de testes, o Cittua, que envia alertas sobre o perigo de chuvas fortes para os moradores.

Victor Azevedo fala sobre os estudos feitos pela startup Wiiglo voltados ao monitoramento de riscos de deslizamento e enchentes, base para criação do modelo de previsão do tempo da cidade do Rio

Após as apresentações de cada palestrante, eles responderam às perguntas da plateia presente e dos participantes on-line, que enviaram seus questionamentos pelo chat da transmissão da TV Uerj, no YouTube. E quem perdeu esse debate pode assistir ao vídeo.

Uerj com RJ 2023 é uma parceria entre a Diretoria de Comunicação Social da Uerj (Comuns) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Assista ao debate

Ou ouça a transmissão ao vivo

Fotogaleria