Com o objetivo de tornar o conhecimento científico acessível e interessante para a população fluminense, a Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) criou os projetos Viageiro Científico e a colônia de férias Futuros Cientistas. Com a pandemia de Covid-19 ficou visível a importância da aproximação da academia com a sociedade. Para explicar como funcionam as duas iniciativas, a professora Hellen Beiral participa do quinto episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.

Hellen Beiral (foto) é licenciada em Ciências Biológicas com mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), doutorado e pós-doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um segundo pós-doutorado em Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente da FFP da Uerj, onde atua como vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambientes e Sociedade.

Nos últimos três anos ficou evidente a necessidade da popularização da ciência na vida da comunidade. “As pessoas só entendem o que a gente faz dentro da universidade se a gente apresenta isso para a sociedade”, assegura a docente que ainda explica no bate-papo que se a população não sabe o que está sendo feito sobre a produção do conhecimento científico, não consegue reconhecer a importância do papel dos profissionais da área.

A ideia para o evento itinerante Viageiro Científico surgiu após o projeto de extensão Núcleo de Apoio Experimental em Bioquímica para Ensino de Ciências e Biologia (Naeb/Uerj), que faz visitas a diversas escolas da rede pública de ensino, identificar poucas ações de divulgação científica no interior do Rio de Janeiro. O programa conta com 12 professores, estudantes bolsistas da graduação e alunos de mestrado. Segundo a coordenadora Hellen, o convite para visitar as cidades partiu dos próprios municípios.

Ela considera como resultado a formação continuada dos professores da educação básica com a integração dos estudantes, como a mentoria para criação de laboratórios e a reprodução de atividades que são adaptadas conforme o contexto territorial das escolas. Além disso, há um incentivo para que os alunos participem de olimpíadas escolares e feiras de ciências. “Teve uma escola que ganhou um edital de feiras de ciências com o apoio que a gente forneceu a esses professores. Então os resultados vão surgindo ao longo desse período pós Viageiro Científico”.

O Viageiro Científico ainda conta com os aplicativos para celular VigIA, que é para o monitoramento colaborativo dos ecossistemas aquáticos, e o Ciência na Nuvem, voltado para professores da educação básica que postam atividades práticas realizadas em salas de aula, sendo ambos apoiados pelo InovUerj, o Departamento de Inovação da Universidade. Além disso, há o podcast Recreio, que utiliza as gravações das rodas de conversa com alunos sobre ciências e questões sociais para que outras pessoas tenham a oportunidade de ouvir sobre o tema tratado, e é feito em parceria com a Unicamp por meio do professor Matheus Gato, da área de ciência social.

A colônia de férias Futuros Cientistas foi criada para aproximar a comunidade do entorno da FFP do conteúdo produzido pela faculdade. Crianças de 5 a 12 anos participam de atividades que ensinam ciência por meio de brincadeiras e do contato com cientistas, proporcionando um diálogo com o mundo científico de forma lúdica. “É fundamental mostrar o que é aquele espaço, qual a sua importância, a sua representatividade naquele território e mostrar que quem está ali do lado, aquela comunidade do entorno, também pode estar ali dentro”, explica Hellen Beiral.

O projeto estará de volta em novos municípios na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será em outubro de 2023.

A professora Hellen Beiral estará no Uerj com RJ 2023, na mesa Comunicação da Ciência, no dia 19 de outubro, às 14h.

Ouça, na íntegra, sua participação no quinto episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.