O campus Zona Oeste da Uerj, que fica no bairro de Campo Grande, está investindo na construção de um centro de inovação que interaja com empresas locais. O Espaço Inova tem o objetivo de incentivar o senso de empreendedorismo dos alunos da região. A professora Renata Angeli, coordenadora do projeto, fala sobre o assunto no sexto episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.

Angeli (foto) possui graduação em Ciências Biomédicas e mestrado em Ciências Biológicas, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do mestrado em Ciências Ambientais da Uerj e da Rede Profnit, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Também coordena o grupo de pesquisa Movimento da Unidade para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, o Mudei Uerj.

O Espaço Inova surgiu para que os universitários possam empreender e criar produtos para a população. Além disso, ajuda no intercâmbio de conhecimento e a mudar a visão dos estudantes de Biologia sobre apenas trabalharem como pesquisadores, para que passem a pensar na criação de empresas de biotecnologia. Como resultado de quatro anos de projeto, alguns ex-alunos criaram estabelecimentos ligados à sustentabilidade.

No bate-papo, Renata Angeli aponta a importância e a definição de empreendedorismo e inovação, apesar do uso amplo dos termos. Segundo Angeli, inovação é incorporar uma novidade ou melhoria a um produto ou processo que seja notado pela sociedade e está ligada ao bem-estar social. Empreendedorismo é a forma como a inovação chega até a população. E ambas as palavras estão conectadas.

É comum ouvir no dia a dia que um microempresário é um empreendedor. Porém, a coordenadora do Espaço Inova explica que existe uma diferença e que o termo é usado de maneira equivocada. “A palavra empreendedorismo surgiu do risco que aquela pessoa que arrisca, ou seja, faz uma pesquisa, investe em algo que vai ser inovação e coloca no mercado… Empreendedor é aquele que cria algo novo ou uma melhoria e transfere isso para a sociedade”, esclarece Angeli.

O empreendedorismo pode ser dividido em dois conceitos: o empreendedorismo de oportunidade, que traz inovação para a melhoria da vida das pessoas e, como exemplo, Renata Angeli cita no Uerj Entrevista a vacina para a Covid-19, que ajudou no controle da pandemia do vírus SARS-CoV-2; e o empreendedorismo de necessidade, que é aquele em que uma pessoa atende a certo público sem trazer nenhuma novidade e faz isso por precisar de uma fonte de renda, sendo o tipo mais comum.

O Espaço Inova do campus Uerj Zona Oeste ainda contribui para que as empresas saibam que podem utilizar as universidades como espaço de inovação. Em novembro de 2005, foi aprovada a Lei nº 11.196/2005, que é considerada o maior instrumento de incentivo às atividades de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação tecnológica (PD&I) nas empresas brasileiras. A Lei do Bem, como é mais conhecida, possibilita o uso de alguns incentivos fiscais para que companhias privadas invistam em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. De acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2021, o Estado do Rio de Janeiro possuía 182 empresas participantes. “Investir em pesquisa é bom para todo mundo”, afirma Renata Angeli.

A professora Renata Angeli estará no Uerj com RJ 2023, na mesa Economia, Sustentabilidade e Inovação, no dia 18 de outubro, às 14h.

Ouça, na íntegra, sua participação no sexto episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.