Pesquisadores da Uerj desenvolveram um método mais simples para a detecção de agrotóxicos nas águas dos rios. O professor Jefferson dos Santos Gois, do Instituto de Química, é o coordenador do projeto e explica sobre a sua funcionalidade no primeiro episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.

Jefferson Gois (foto), além de docente, é mestre e doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em regime de cotutela com a Universidade de Gante, na Bélgica. É pós-doutor em Espectrometria Atômica com atuação nas linhas de pesquisa de desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para a determinação de elementos traço, substâncias orgânicas e quimiometria.

Agrotóxicos são produtos químicos usados no controle de pragas bastante utilizados na agricultura que podem causar intoxicações agudas e crônicas. Nos últimos anos, houve um aumento na presença dessas substâncias na vida dos brasileiros. Segundo o Atlas dos Pesticidas 2022, publicado pela Fundação Heinrich Böll, da Alemanha, quase 57 mil pessoas foram intoxicadas por agroquímicos entre 2010 e 2019.

O novo método desenvolvido para a detecção de defensivos agrícolas consegue identificar, mesmo em baixíssimas concentrações, os elementos tóxicos, usando propriedades magnéticas para separar os poluentes da amostra da água. O professor Jefferson Gois explica que, às vezes, o acúmulo de agrotóxico é tão pequeno nas matrizes aquosas que outros modos de verificação não são suficientes.

O estudo é importante para a população, pois, de maneira mais simplificada, é possível monitorar os pesticidas que podem causar prejuízos ao ser humano, como irritações na pele e até doenças crônicas. “Se você não conseguir enxergar essa concentração, não conseguir ver o analítico, você nunca vai poder fazer essa correlação”, explica o pesquisador.

O coordenador do programa afirma que para as próximas etapas da pesquisa existe um projeto aprovado pela Faperj, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, para o monitoramento de alimentos de consumo no Estado do Rio de Janeiro e há uma expansão da pesquisa para elementos traços, como mercúrio (encontrado às vezes em peixes), contaminantes inorgânicos, hormônios e outros além dos pesticidas. Um desejo dos pesquisadores é expandir o trabalho para o acompanhamento da qualidade de ar.

O professor Jefferson Gois estará no Uerj com RJ 2023, na mesa Ciência e Tecnologia, no dia 17 de outubro, às 14h.

Ouça, na íntegra, sua participação no primeiro episódio da décima temporada do Uerj Entrevista.