O selo Comuns Editorial lança, nesta quarta-feira (26/10), o livro Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia em duas versões: impressa e digital (versão PDF – 3 MB). A publicação é homônima ao evento gratuito realizado durante as cinco terças-feiras de maio deste ano, no Teatro Noel Rosa da Uerj, que reuniu diversos especialistas em um ciclo de debates mediados por jornalistas de renome. A iniciativa teve como objetivo abrir o diálogo com a comunidade interna e externa à Uerj, a fim de discutir soluções de desenvolvimento social e econômico para o Estado do Rio de Janeiro em um cenário pós-pandemia.

A publicação inaugura, ainda, a Série Debate Público, com acesso e distribuição gratuitos a instituições de ensino e pesquisa. Sua organização segue a mesma lógica da programação do evento. Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta o debate de cada encontro, reunindo as reflexões dos palestrantes na mesma ordem do dia. Na abertura de cada capítulo, há uma breve introdução sobre o tema tratado e, também, um QRCode (versão impressa) ou link (versão digital), que dá acesso direto à íntegra do debate registrado em vídeo.

O projeto, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns) em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed), recebeu apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que já aprovou a realização de uma nova edição do Uerj com RJ em 2023.

Enquanto a segunda edição do evento está sendo preparada, acesse gratuitamente a versão digital da obra e fique por dentro dos temas debatidos neste ano.

Ficha técnica:

Título: Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia
Organizadores: Ana Cláudia Theme da Silveira Soares; Egberto Gaspar de Moura; Eneida Leão Teixeira.
Palestrantes-autores: Adacto Benedicto Ottoni; Alberto Chebabo; Alexandra Monteiro; Americo Cunha; Ana Cláudia Theme; Ana Paula da Silva; Daniela Frida Drelich; Edson Kayapó; Eduardo Faerstein; Eduardo Murad; Heitor Evangelista da Silva; João Feres Júnior; José Lailson Brito Jr.; Leticia Cotrim da Cunha; Luanda Silva de Moraes; Luis Amorim; Mônica Marques Calderari; Robson Santos; Ronaldo Damião; Sonia Wanderley.
Formato:Livro Digital
ISBN:978-65-995058-4-3
Páginas: 278
Lançamento: 26/10/2022
Selo: Comuns Editorial