“Nunca a sociedade falou tanto sobre a ciência”. Assim o jornalista Antônio Gois iniciou a mediação do segundo dia do ciclo de debates “Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia”, destacando o papel essencial da ciência durante esse período e a importância de discutir o assunto em um evento universitário aberto ao público. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 10 de maio, com muita troca de ideias entre os participantes. O bate-papo com especialistas da área da Ciência e Tecnologia reuniu o público presente no Teatro Noel Rosa e a audiência remota, por meio de transmissão ao vivo da TV Uerj.

O professor Americo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística (IME/Uerj), abriu as falas dos convidados contando sobre a experiência na coordenação do projeto “Covid-19: Observatório Fluminense”. O desafio foi utilizar seu conhecimento em estatística para filtrar a informação de qualidade dentre as fake news da pandemia, a partir da apresentação de dados coletados. O professor destacou, também, o valor de uma equipe interdisciplinar na epidemiologia, além de sugerir melhorias na área a partir do fortalecimento do sistema de vigilância epidêmica nas unidades de saúde do Estado.

Professor Heitor Evangelista, do Ibrag/Uerj, apresenta o Coronatrack, dispositivo portátil capaz de medir a carga viral da Covid-19 no ar

A parceria entre diferentes áreas por um objetivo comum também foi um dos tópicos da fala do professor Heitor Evangelista, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag/Uerj). Embora não atue na área de epidemiologia, a pandemia de Covid-19 impeliu o professor a buscar formas de ajudar com seus conhecimentos e, assim, teve a ideia de criar o Coronatrack, um dispositivo portátil capaz de medir a carga viral no ar. Porém, a montagem do equipamento em meio à pandemia exigiria arcar com altos custos e esperar meses para a importação de insumos, o que levou o professor a desenvolver uma tecnologia local, a partir de materiais que já possuía ou poderia construir. “Nessas horas é que podemos ver como as coisas fluem”, disse Heitor Evangelista, ao contar sua experiência trabalhando com um vidreiro do bairro carioca do Irajá e interagindo com as comunidades da Rocinha e do Santa Marta no desenvolvimento do dispositivo e da pesquisa.

Já o professor Robson Santos, do LuizaLabs/Magalu, comentou sobre a satisfação de voltar à Uerj como convidado, mais de duas décadas depois de ter recebido seu título de bacharel em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). Ele destacou que sua trajetória profissional o fez perceber a falsa antagonia que muitos acreditam existir entre o meio acadêmico e o mercado que, na verdade, se complementam. “Ainda existem pesquisadores e docentes com uma visão unidisciplinar, mas essa realidade está mudando. Há um ciclo entre pesquisas, investimentos e resultados”, afirmou. Na opinião de Robson Santos, a aproximação das universidades com as empresas é positiva para ambos os segmentos, inclusive para ampliar a compreensão da realidade, principalmente em uma situação como o pós-pandemia.

A professora Mônica Calderari, do Instituto de Química (IQ/Uerj), por sua vez, trouxe ao debate os impactos ambientais nos oceanos, uma séria questão científica e de saúde pública. No contexto da pandemia, Calderari citou como exemplo o descarte indevido de máscaras: sem sistema de coleta seletiva e aterros sanitários, elas vão parar nos oceanos e se tornam micropartículas de plástico, que acabam entrando para a cadeia alimentar e até em nossas correntes sanguíneas. Por fim, a professora ressaltou a importância da discussão sobre sustentabilidade, consumo e produção consciente, inclusive para que a sociedade seja ouvida.

Você pode assistir todo o debate do segundo encontro do Uerj com RJ, na transmissão feita pela TV Uerj.

E não se esqueça, nosso evento segue nas terças-feiras de maio, no Teatro Noel Rosa, campus Maracanã da Uerj. O próximo encontro, no dia 17/05, às 14h, terá como tema: Economia, Sustentabilidade e Inovação. Não fique de fora dessa! Inscreva-se e garanta seu certificado!