O segundo dia do Uerj com RJ, em 23 de outubro, terá como eixo Economia, Meio Ambiente e Sociedade. O encontro será a partir de 16h no auditório 11, localizado no bloco F do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã da Uerj.
Jose Lucena, do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresentará o projeto Horta nas Lajes, desenvolvido na Rocinha, iniciativa que combina geração de emprego e renda com alimentação saudável. Carin von Mühlen, da Faculdade de Tecnologia (FAT) da Uerj, campus Resende, tratará da inclusão de pessoas com deficiência nas áreas exatas, com destaque para o autismo, o que já ocorre em países como Estados Unidos, mas ainda é incipiente no Brasil.
Luis Felipe Skinner, da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Uerj, Campus São Gonçalo, e do Ecomuseu Ilha Grande, compartilhará dados de suas pesquisas em biodiversidade e conservação marinha, abordando instrumentos para o desenvolvimento e a prevenção de impactos. Sonia Barbosa, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag) da Uerj, falará sobre sustentabilidade socioambiental dos municípios e projetos desenvolvidos no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads) da Universidade.
A mediação ficará a cargo de Rodrigo Polito, jornalista especializado no setor de energia e lead specialist em Comunicação na PSR – Energy Consulting and Analytics, além de mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).